Código: | EDB20044 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CEPP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Luís Carlos Rodrigues dos Santos Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
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Corpo docente: |
Luís Carlos Rodrigues dos Santos Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
Português
- Compreende a Educação como um direito social à luz de documentos fundamentais tais como a Declaração dos Direitos Humanos e a Constituição Portuguesa.
- Conhece os princípios organizadores do Sistema Educativo Português (LBSE) e as suas relações com os contextos educativos não formais.
- Identifica, caracteriza e compreende diferentes contextos formais, informais e não formais de Educação valorizando a importância dos contextos não formais.
- Compreende e valoriza o papel dos diferentes contextos educativos para o desenvolvimento integral da criança.
- Conhece as linhas essenciais da história da Pedagogia e alguns pedagogos que constituem um marco na mesma e a sua utilização em contextos não formais de educação.
- Conhece alguns pedadogos portugueses de referência.
- Identifica os diversos participantes no acto educativo e as missões diferenciadas e complementares de cada um
- Compreende o papel dos pais na educação dos filhos em vários contextos e situações.
- Identifica o papel de educadores e professores em contextos educativos não formais e os métodos utilizados.
- Desenvolve competências de análise e reflexão crítica, designadamente sobre as situações educativas observadas nos contextos visitados.
1. A Educação
- A Declaração dos Direitos Humanos e a Educação
- A constituição da República Portuguesa e o direito fundamental à Educação
- Conceito de Educação e distinção e relação com outros conceitos associados (Desenvolvimento, Pedagogia, aprendizagem)
- O papel das instituições nacionais e internacionais na Educação
- A organização do Estado Português em termos Educativos–instâncias centrais, reguladoras e adicionais
- A Lei de Bases do Sistema Educativo
2. A Pedagogia
- Breve história da Pedagogia
- Alguns Pedagogos de referência
3. Perspetivas Educação não formal e informal
- Os conceitos de Educação formal, não formal e informal.
- O modelo da educação não formal como alternativa sociopedagógica (a escola fora da escola)
- Os diferentes contextos de educação não formal e as suas funções educativas
- Associações
- Museus
- ATL/programas de férias
- Festividades, romarias
- Contadores de Histórias
- Centros de Cidadania
- Quintas Pedagógicas
(...)
- A complementaridade e articulação entre a educação não formal e formal
Os conteúdos trabalhados permitem aos estudantes compreender as grandes questões educativas do nosso tempo partindo de uma visão histórica compreensiva da evolução dos conceitos de Educação e Pedagogia. É ainda trabalhada informação específica sobre o contexto português e dados relevantes sobre o nosso sistema educativo, designadamente sobre a Educação formal e não formal, noções essenciais para quem obtém uma primeira certificação nesta área profissional. A aproximação a contextos educativos concretos permite que estes conceitos possam ser melhor apropriados e compreendidos face a situações concretas observadas.
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de exposição/discussão de trabalhos efetuados pelos estudantes
- Seminários com convidados externos
- dois seminários sobre contextos não formais de educação
- Visita de estudo à Associação Cultural Moinho da Juventude
do estudante
- Prática pedagógica: Visita de observação a dois contextos não formais de educação, uma delas com descrição de uma atividade (trabalho autónomo).
Serão adotadas metodologias que permitam a participação dos alunos na construção dos conhecimentos considerados fundamentais, designadamente em termos da leitura e apresentação de textos, apresentação e discussão de temáticas atuais (notícias) e breves biografias de pedagogos portugueses significativos.
A articulação constante entre o trabalho da sala de aula de natureza mais informativa, o contacto com profissionais e a observação de práticas no terreno permite que os estudantes possam começar a perspetivar as bases e as exigências das carreiras ligadas à Educação e das características dos contextos em que as mesmas ocorrem, o que nos parece adequado ao 2º ano de um primeiro ciclo de estudos nesta área, de carácter generalista, em que a escolha da profissão não está ainda definida. As metodologias propostas são assim aquelas que permitem obter a perceção sobre a missão educativa de diferentes contextos de Educação e a compreensão do papel do educador de infância e do professor em contextos não formais de educação.
A classificação terá em conta os seguintes elementos:
- Participação, assiduidade e trabalhos desenvolvidos em aula (apresentação oral em grupo de contexto de educação não formal escolhido pelos alunos tendo em conta lugar de residência) –20%
- Reflexão escrita individual sobre as aprendizagens realizadas–40%
- Apresentação oral e relatório escrito da visita de observação a contexto de educação não formal solicitado pelos professores –40%
A não realização da prática pedagógica inviabiliza a aprovação na UC (válido também para os trabalhadores estudantes). Os trabalhadores estudantes devem contactar os docentes da UC na primeira quinzena do semestre para analisar a sua situação e perceber se é possível algum tipo de adequação em relação à avaliação proposta.
Para realização de avaliação contínua, os alunos precisam de ter, pelo menos, 75% de aulas assistidas, sob pena de reprovarem à unidade curricular.
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A UC não pode ser realizada através de exame, a inscrição no mesmo serve apenas para melhorar os produtos de avaliação entregues.
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